Cirurgia Íntima – Ninfoplastia


Cirurgia de Grandes Lábios

Indicação

A cirurgia para a redução dos grandes lábios vaginais é indicada para as pacientes que apresentam aumento ou excesso de pele e flacidez dos grandes lábios vaginais, o que comumente leva a uma distorção estética da genitália feminina e constrangimento da mulher.

Objetivo

Reduzir o tamanho e a espessura dos grandes lábios. Nos casos em que os lábios estiverem murchos ou flácidos, pode ser feito o preenchimento com gordura retirada de outra região do corpo ou através de substâncias.

A cirurgia visa à redução dos grandes lábios, tornando-os de tamanho normal, corrigindo a alteração estética sem, no entanto, reduzi-los de forma exagerada.

Tipo de anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou peridural e demora cerca de 30 minutos.

Tempo de internação

A alta é no mesmo dia, depois de duas a três horas do término da cirurgia geralmente.

Pós-operatório

O pós-operatório da redução dos grandes lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de dois a três dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 21 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis. A sensibilidade dos grandes lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada (principal sensibilidade sexual), pois não há manipulação dessa estrutura.

Resultado definitivo

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de seis meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de dois meses da cirurgia.

Cirurgia de murchamento vaginal

Enxerta-se gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região.

Cirurgia de Vênus Volumoso

A correção é feita através de lipoaspiração.

O monte de Vênus localiza-se acima do púbis. É a região com pêlos que fica acima dos órgãos genitais. Recebe esta denominação em homenagem à deusa do amor e da beleza, Vênus.

Indicação

Há pacientes em que o monte de Vênus é muito proeminente, principalmente aquelas submetidas à cesariana, onde a própria cicatriz deprime a região logo acima do púbis e confere um aspecto abaulado acima dos genitais, muitas vezes visível até sobre a calça. Estas possuem um aumento do volume ou projeção do monte de Vênus, acarretando desconforto ou constrangimento.

Objetivo

Tem como intuito a redução e aplainamento do monte de Vênus, conferindo um aspecto menos abaulado.

Pode ser realizada através de lipoaspiração e/ou ressecção de pele, dependendo da existência apenas de gordura localizada e/ou excesso de pele.

Tipo de anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou peridural.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos.

Tempo de internação

A alta é no mesmo dia, depois de duas horas do término da cirurgia.

Pós-operatório

O pós-operatório da redução do monte de Vênus não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A equimose (roxidão) e o edema (inchaço) podem descer até os grandes lábios vaginais ou bolsa escrotal (saco). A volta ao trabalho poderá ser depois de dois a três dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 14 dias.

A sensibilidade do monte de Vênus pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade dos genitais não é afetada (sensibilidade sexual), pois não há manipulação destas estruturas.

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de seis meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já são alcançados depois de dois meses da cirurgia.

Ninfoplastia ou labioplastia

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, aumento do tamanho destes. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho, levando a um constrangimento com seus parceiros sexuais.

Objetivo

A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal, porém sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local. A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz.

Indicação

Aumento dos pequenos lábios vaginais, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina.

Tipo de anestesia

A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos.

Tempo de internação

A alta é no mesmo dia, depois de 3 horas do término da cirurgia.

Pós-operatório

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de três dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 21 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis. A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação dessa estrutura.

Resultado Definitivo

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de seis meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém, 80% do resultado já é alcançado depois de dois meses da ninfoplastia.