Otoplastia / Lobuloplastia – Plástica de Orelhas


Nome técnico: otoplastia
Região do corpo: orelhas
Idade: a partir dos 7 anos
Anestesia: local com sedação
Duração da cirurgia: de uma hora a uma hora e meia
Cicatriz: nenhuma cicatriz externa visível

Indicação:

Algumas pessoas nascem com orelhas mal formadas, ou seja, com o formato diferente do normal. A mal formação mais comum é a chamada orelha de abano, a qual apresenta sua borda lateral mais distanciada da cabeça, aparentando por isso ser maior. Nestas orelhas há também o apagamento da anti-hélice (dobra interna da orelha), conferindo a esta um aspecto de antena parabólica.

A otoplastia é a cirurgia que leva à correção destas alterações, visando a formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo.

A idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar. A orelha em abano normalmente causa incômodo e constrangimento, principalmente na infância, onde a criança é caçoada pelos colegas, trazendo como conseqüência marcas profundas no seu comportamento, pois é no período pré- escolar que começam os problemas de ordem psicológica.

O intuito da otoplastia é a correção das alterações estéticas da orelha, deixando a orelha de forma natural, sem estigma de orelha de abano ou de cirurgia.

Objetivos:

Trata-se de uma imperfeição, e não um defeito, uma vez que não prejudica a função. É uma das cirurgias estéticas mais comuns realizadas na infância, já que por gerar gozações por parte de outras crianças, pode causar marcas no comportamento da criança.

Aspectos Principais:

Sugere-se como idade ideal para realizar o procedimento, entre 5 a 7 anos, uma vez que a orelha já estará totalmente formada e quase igual ao tamanho da de um adulto.

As cicatrizes são praticamente invisíveis por se localizarem atrás da orelha, no sulco formado entre ela e o crânio. A anestesia é local, associada a uma sedação leve.

Outros defeitos que podem estar associados a problemas auditivos podem ser corrigidos a partir dos 6 anos, quando a criança já pode passar por testes de audiometria.

Cuidados pré e pós-operatórios:

O pós-operatório geralmente é indolor e um analgésico comum pode acabar com qualquer incômodo.
O curativo é feito com uma faixa para proteger as orelhas operadas e evitar qualquer traumatismo durante os primeiros sete dias.
Os pontos são retirados entre o sétimo e o 14º dia.
Tão logo se retire o curativo, já se pode notar 70% do resultado e, após 90 dias, o resultado já é definitivo.
Mesmo assim, é recomendado o uso de uma faixa elástica que deve ser colocada somente para dormir por 30 dias após a retirada dos pontos.

Tempo de duração:

O tempo de duração é de 90 minutos em média para correção bilateral e 40 minutos para correção unilateral.
A cirurgia reconstrutora pode demorar mais que a estética, e pode exigir mais de uma cirurgia, dependendo do caso.
O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia.