Lipoaspiração e Lipoescultura
Nome técnico: lipoaspiração ou lipoescultura.
Região do corpo: culote, queixo (papada), quadril, abdômen, cintura, face interna das coxas, joelhos, braços entre outros.
Tipo: cirurgia plástica estetica
Idade: após a adolescência
Anestesia: peridural
Duração da cirurgia: três horas na maioria dos casos
Cicatriz: os cortes são pequenos, menores que 1 cm
Indicação
A lipoaspiração é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal, e não balança. Os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades.
Objetivos
Retirar o excesso de gordura concentrada e localizada através de um sistema de aspiração a vácuo. Modelar o corpo através de incisões mínimas.
Aspectos principais
A lipoaspiração, apesar de ser um tratamento de fácil realização, não tem espaço para aventureiros que visam apenas ao retorno financeiro. Os cuidados com os princípios que norteiam a cirurgia estética e técnicas apuradas são a garantia para um bom resultado final.
Depois de muitos casos operados e com a experiência acumulada, chegou-se a uma padronização da técnica:
Recomenda-se que seja feita para retirada de gordura localizada.
Não se retira mais que 3 litros em cada procedimento.
O paciente deve realizar todos os exames pré-operatórios necessários.
Aqui no Brasil a lipoaspiração teve grande aceitação e hoje é uma das cirurgias estéticas mais realizadas.
O mais indicado é operar pacientes não muito idosos, que não tenham muita flacidez e com gordura localizada.
A lipoaspiração não é a solução para celulite. Existe sim apenas uma melhora em determinados casos.
Pode ser realizada com aparelho de lipoaspiração, com seringa e ultra-som. Em nossa experiência, costumamos utilizar um aparelho de vibração, um tipo de vibrolipo através do Microaire.
É feita com anestesia local ou peridural geralmente acompanhada de sedação, conforme a extensão da área a ser aspirada.
O paciente tem alta no mesmo dia e a duração do procedimento é, em média, de uma a duas horas.
Cuidados pré e pós-operatórios
Uma correta investigação clínica, conhecimentos sobre cirurgias anteriores, reações adversas a drogas ou medicamentos, exames laboratoriais são imprescindíveis.
Diminuir o fumo, parar de beber, fazer caminhadas e jejum na véspera da cirurgia são importantes para o bom resultado da operação.
A cirurgia provoca inchaços e, durante o pós-operatório, as células gordurosas rompidas com o procedimento serão eliminadas.
O uso de cinta ou faixa compressiva sem interrupção nos dois meses após a operação facilita a acomodação da pele e ajuda a diminuir os inchaços, além de acelerar e melhorar a qualidade dos resultados.
Até a terceira semana desaparecem manchas escuras que possam surgir na região operada.
Evitar o máximo a exposição a raios solares nas áreas operadas durante 90 dias. Após esse período, a exposição deverá ser gradativa, com uso de protetor solar indicado pelo médico.
Durante o primeiro mês depois da Lipoaspiração o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o segundo e terceiro meses, época na qual ocorre uma maior retração da pele.
O resultado definitivo da lipoaspiração se dá após seis meses, porém chega-se a 80% aos quatro meses.
Exercícios físicos leves devem ser iniciados a partir do oitavo dia pós-operatório, sempre com orientação médica.
Após a alta, é fundamental o cuidado do paciente em não aumentar de peso nem descuidar do seu corpo.
Lipoescultura
Indicação
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica para redução de volume de gordura corporal em áreas localizadas do corpo, de maneira rápida e eficiente, conferindo ao paciente uma melhor silhueta corporal.
Ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é feita para perder peso, mas sim para remodelar o corpo, retirar aquela indesejada gordura e, assim, realçar o contorno corporal.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica nos orienta quanto a um limite de segurança de retirada de gordura, que fica em torno de 7% do peso corporal. Na lipoescultura você retira a “gordurinha indesejada” de uma área localizada do corpo e enxerta essa gordura em regiões do corpo em outra que haja pouco volume ou depressão, como por exemplo, no bumbum. Esta técnica permite uma melhora considerável tanto no tamanho quanto nas formas dos glúteos, de uma maneira natural. Você também pode usar a gordura retirada para preencher os sulcos de expressão que se formam ao redor da boca. Parte da gordura enxertada é absorvida pelo organismo, mas essa absorção varia de acordo com cada paciente.
Então a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura é que a lipoaspiração consiste em retirar a gordura localizada e a lipoescultura envolve dois procedimentos: o cirurgião plástico primeiro aspira a gordura e depois ele usa parte do que foi aspirado para preencher depressões do corpo ou realçar outras áreas conforme sua vontade.
Objetivos
Aproveitar a gordura removida pela lipoaspiração para melhorar o contorno de algumas regiões do corpo:
Sulcos do rosto, modelagem das maçãs, queixo e lábio, preencher o vazio entre as coxas, aumentar e ou levantar nádegas, etc.
Aspectos principais
A vantagem é que as substâncias injetadas, por fazerem parte do mesmo organismo, não causam rejeição.
Grande parte da gordura transferida, com o tempo, acaba sendo absorvida.
A lipoaspiração e a lipoescultura quando bem indicadas e tendo a colaboração do paciente dão excelentes resultados.
Cuidados pré e pós-operatórios
Além de ser menos onerosa, não requer imobilização e sua recuperação é bem mais rápida do que um procedimento cirúrgico para a mesma finalidade.
No mais, o pós-operatório deve seguir os mesmos cuidados da lipoaspiração.